Estudar nunca é demais!

Arquivo do blog

TUTORIAL PENCIL


O Pencil é um programa de animação 2d gratuito muito bom tanto para iniciantes como para os que já são feras no desenho. Para baixar o programa vá no link ao lado(onde encontrar).
A interface dele é bem simples.Do lado esquerdo você encontra as ferramentas de edição das imagens.

Do lado direito o editor de cores. Legal nesse editor é que ele vem com algumas cores de pele prontas, o que adianta bastante o serviço.
Abaixo encontramos o editor de animação propriamente dito onde podemos colocar novos framers, deletar framers, etc.
Se você já tem alguma noção de desenho, fica bem melhor. Eu costumo fazer assim:
1-Faço o desenho do boneco e escaneio salvando em bmp.
2-Importo esse desenho para o pencil. Pode acontecer dele estar muito grande, por isso eu diminuo o tamanho do meu desenho de acordo com a nessecidade.
3-Coloco mais um frame e desenho por cima do meu boneco com a ferramenta POLILYNE que é muito versátil. Basta clicar e arrastar, clicar e arrastar. Ela mesma produz curvas necessárias. Para parar a sequência basta dar dois clics. Nessa fase eu desenho apenas partes do boneco e coloco cores, como no exemplo acima em que ele não tem olhos nem boca.
4-em outros frames desenho os olhos e bocas em diferentes posições.
5-Salvo tudo em png, para que futuramente eu possa montar a animação aproveitando as transparências.
Existem outros programas que podem fazer essa edição de forma bem melhor, como por exemplo o gimp, o photoshop e o corel.
A melhor maneira de salvar o trabalho é em png e depois no meu caso eu levo tudo para o editor do blender para finalizar.

MÃOS A OBRA

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE TUTORIAL?

35 comentários:

  1. muito bom o desenho....queria ver a animação...

    ResponderExcluir
  2. AS ANIMAÇÕES ESTARAM DISPONÍVEIS A PARTIR DE 15 DE DEZEMBRO DE 2009.
    desafio: faça uma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Gente! ja foi lançada uma nova versão do programa tá ai o link.
      http://pencil-animation.org/forum/viewtopic.php?pid=7613
      Click nos link abaixo de Windows ou Linux conforme for o seu pc.

      Excluir
  3. É possível fazer uma animação no pencil,com um cenário de fundo? Ou é necessário desenhar todo o cénario junto com o frame?

    ResponderExcluir
  4. basta importar o cenário que tem que estar em formato png ou bmp.lembramdo que pra cada frame você importa o cenario novamente.

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE VER OUTROS TUTORIAIS ...
    ACHEI GENIAL AS PEQUENAS DICAS ...

    ResponderExcluir
  6. que programa de video eu posso usar para salvar as animacoes feitos no pencil?

    ResponderExcluir
  7. Voce pode utilizar vários programas para editar seus desenho como por ezemplo o Blender 3d, porem vc pode uzar um aplicativo gratuito chamado MonkeyJam. Nele vc coloca seus desenhos separadamente e cria um filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,usando toon boom com a tecnica de bones vc substitui o blender.pois esse programa cria camadas 3d e renderiza

      Excluir
  8. como q eu salvo o arquivo e coloco no youtube??

    ResponderExcluir
  9. não tó conseguindo salvar uma animação que fiz, é que só aparece a opição '' all files '' e eu queria salvar em '' AVI ''. Como faço isso ?

    ResponderExcluir
  10. A melhor forma de salvar suas animações no pencil é você ir em File --- Export --- Image Sequence.
    Vai abrir uma janela com opções de tamanho e a extenção. Sugiro que deixe o tamanho como está e a extenção você escolhe PNG.Isso vai fazer com que todos os frames sejam salvos separadamente para depois serem montados em um programa de edição junto com o som. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  11. olá seu Walter ,estou com um problema parecido com o do colega acima:não consigo salvar as anima ções feitas no pencil; ja tentei de tudo...importei exportei...reescrevi novários formatos,png,mov,flash...e nada,elas só estão sendo salvas em forma seguêncial estática,e não na forma animada...onde eu estou errando...

    ResponderExcluir
  12. Pois essa é a melhor forma. Quadro a quadro em png. Depois vc monta em um editor de sequencias.
    Sugiro que vc dê uma olhada nesse post:
    http://cacema-animacao.blogspot.com/2011/08/criando-um-filme-com-o-pencil-e-o.html

    ResponderExcluir
  13. como coloco audio nas animações

    ResponderExcluir
  14. O Monkey Jam faz isso com facilidade.
    Entre em File - Importe - Audio.

    ResponderExcluir
  15. Olá Walter, eu fiz meu anime, eu importei o audio ele aparece numa linha logo abaixo, porem ele não toca o que eu faço?

    ResponderExcluir
  16. você pode me dizer o formato de som que eu tenho que ter para importar o audio no programa?
    eu estou com o mesmo problema do Sergipe me... aí de cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser no fomato wav.

      Excluir
    2. (EU SEI MUITO SOBRE E VOU DAR DICAS SOBRE MACETES PENCIL).

      Excluir
    3. INDICE:
      1Criando Cenarios.
      2Criando Personagens.
      3Almentando timeline.
      4ANIMADO COMO 3D FLASH.

      Excluir
  17. é possivel fazer animação Profissional no Pencil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sabidopencil: Sim Mais deve seguir meus tutoriais abaixo:
      Sobre: desenho na Camada vetor e Como almentar a timeline

      Excluir
  18. Tutorial do sabidopencil
    1Criando Cenarios.ATENÇÃO ANTES DE FAZER UMA ANIMAÇÃO PROCURE SABER OS PRINCIPIOS DA ANIMAÇÃO E O MELHOR DE TUDO PLANEJE O QUE VAI FAZER.

    0- FAÇA O QUE ACHAR MELHOR
    1ABRA O PENCIL
    2.1CRIANDO UMA PAISAGEM DA NATUREZA:FAÇA A PAISAGEM NA CAMADA BITMAP
    *USANDO O COLORING TOOL(PINCEL):PINTE PRIMEIRO SUA PAISAGEM
    *DEPOIS CONTORNE USANDO O LAPIS OU DRAW(CANETA)
    *OU FAÇA O DESENHO COM LAPIS OU CANETA E COLORA COM FILL (BALDE DE TINTA).

    2.2CRIANDO LUZ E SOMBRA
    *DEPOIS DE COLORIR SEU DESENHO SELECIONE O PINCEL NA COR BRANCA SE QUISER EFEITO LUZ E PRETO SE QUISER EFEITO SOMBRA
    *PARA CRIAR O EFEITO EM AMBAS CORES BASTA SO IR EM COLOURS EM ALPHA E ABAIXE ESSA BARRINHA DE 50% PARA 20% E VAI TER OS EFEITOS LUZ E SOMBRA.
    *VOÇÊ PODE OPITAR POR CLARIAR E ESCURECER AS CORES DA PAISAGEM POR SI MAIS ISSO E MAIS DIFICIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DICA DO sabidopencil :PARA DAR ESSE EFEITO LUZ E SOMBRA VC PRECISA IR EM NAS OPIÇÕES DA COR EM OPITIONS FEATHER NO 200% BLZ.

      Excluir
  19. socorro ! nao consigo colorir no pencil, fica dando aviso de ´gap, zoo a bit ´ oque eu faço??

    Desesperadamente:
    Jackson

    ResponderExcluir
  20. O melhor que o pencil é o toon boom 4.5 e o 7.1
    alem do mais salvam em diversos formatos tamanhos e é bem mais economico no sentido de tempo

    ResponderExcluir
  21. Testei o pencil. Mas o toon boom 4.5 vcs encontram links no youtube d downloads. Eh um programa que nao me arrependo d baixar! Alem do mais faz rotoscopia,ou seja,vc cria camadas d desenho emcima d um desenho! Como foi feito na novela viver a vida .abertura.

    ResponderExcluir
  22. O melhor que o pencil é o toon boom 4.5 e o 7.1
    alem do mais salvam em diversos formatos tamanhos e é bem mais economico no sentido de tempo

    ResponderExcluir
  23. tenho problemas para importar imagens no pencil, mesmo em formato bmp...pode me ajudar, por favor, a imagem abre, mas não dá para ver nada.

    ResponderExcluir
  24. Oi, eu fui recomendada a usar o Movie Maker. No entanto, ocorre um problema. qnd transfiro as sequencia de imagens para o programa elas todas aparecem pretas! Ja tentei mudar a resolução e tal... mas não sei como fazer. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  25. porque o desenho fica de tamanho diferente quando tento montar no movie mark

    ResponderExcluir
  26. Por favor me esclareça esta dúvida: Quando estou desenhando, as vezes desenho a linha e assim que concluo ela some. ??? E também o que já fiz.Quando eu volto nos frames não visualizo mais nada. Dá uma vontade de chorar...

    ResponderExcluir

Faça uma doação para a CACEMA Motion Picture

Top comentários