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TIPOS DE ANIMAÇÃO

A animação é uma maneira de criar uma ilusão, dar vida aos objetos inanimados, quer se trate de objetos reais ou de simples desenhos. É um instrumento poderoso para a realização de filmes em geral. Existem centenas de maneiras de se realizar animações, dentre as quais vou citar algumas que, foram feitas de forma profissional ao longo dos anos, algumas sendo esquecidas devido a tecnologia dos dias atuais, outras ainda em uso, desafiando a tecnologia atual.
Metamorfose:
Na sua forma mais simples, isso pode significar utilizar uma folha de papel limpo, apontar a filmadora para ele e realizar algumas imagens registrando as diferentes fases do desenho ou pintura que é realizada. A filmagem é feita quadro a quadro, e ao projetar-se à velocidade normal, obtém-se assim a ilusão do aparecimento de uma obra que se materializa no papel. Vale lembrar que esse tipo de animação pode ser feito em outras superfícies e algumas obtiveram grande efeito quando feitos em vidros.
Recortes:

Uma figura recortada pode ser completamente desmenbrada de modo a dar uma maior flexibilidade na sua animação. No entanto, é mais conveniente não incluir demasiadas peças, a menos que sejam necessárias. A animação de recortes é particularmente útil para aqueles que não têm grande habilidade para o desenho. Uma fotografia, por exemplo, pode ser recortada tal como um desenho e animada. Pode-se utilizar uma imagem de revista, em que a boca, por exemplo, pode ser movida para cima e para baixo em sincronia com o texto.
Fotomação:
Trata-se de uma técnica de filmagem de uma cena movimentada com uma máquina fixa, recriando depois a cena usando exposição imagem por imagem. Raramente foi usada, mas tem um atrativo. Você retira da animação algumas imagens produzindo uma animação bastante irregular(aos saltos) que pode ser eficaz com certos temas.
Titulação:
Este tipo de animação por recortes constitui uma maneira de produzir títulos para os filmes. Pode-se tirar imagem estacionarias e em seguida introduzir o título. Esse tipo de animação é com certeza o mais ultrapassado levando em consideração a quantidade de programas digitais que fazem esse trabalho. Mesmo assim vale lembrar que o processo manual é extremamente personalizado.
Silhuetas:
Os recortes são preparados em cartão preto e opaco. Faz-se a animação numa caixa de montagem, com uma fonte de luz interna. Movendo as diferentes partes da figura pode-se obter resultados verdadeiramente belos, pois as junções são perfeitamente invisíveis! Não é possível nessa técnica utilizar fundos convencionais porque a figura deve ser apresentada sobre uma área clara, o que não impede desses fundos serem sugeridos através de silhuetas.
Acetatos:

O acetato é um material transparente que pode ser obtido em diferentes tamanhos. A animação começa a ser preparada em papel comum perfurado. Depois a figura é passada para o acetato e pintada normalmente com tintas acrílicas. Os fundos são claramente visíveis através das áreas do acetato não pintados. A imagem é mantida em registro perfeito relativamente ao fundo devido aos furos que são colocados sobre as pernes de registro. A figura pode ser dividida e pintada em diferentes acetatos que são colocados uns sobre os outros em camadas criando a imagem completa. Os fundos são preparados em papel forte e colocados por último na carreira de acetatos. Grandes obras do desenho animado foram feitas por esse processo, destacando-se os clássicos de Walt Disney.
Objetos sólidos:
A animação de objetos tridimensionais é bastante semelhante a animação sobre fundos e podemos dizer que qualquer objeto pode ser animado. Essa parte da animação recebeu a algum tempo um outro nome sendo agora intitulada Stop Motion.
Stop Motion:
Um arame flexível montado a contento com a forma de um boneco, objetos em geral, tudo pode ser animado com essa técnica que tem um problema muito grande: a estabilidade. A figura deve ser capaz de manter a sua forma geral enquanto apenas uma parte é animada. A estabilidade deve ser levada em consideração também no que diz respeito a câmera que não pode sair do lugar em ipóteze alguma. Para esse tipo de animação podemos usar todo tipo de bonecos, massa de modelar, brinquedos e cenários diversos. Um bom boneco para animação terá um esqueleto metálico com juntas que permitam realizar todos os movimentos possíveis. O esqueleto básico pode ser coberto com espuma ou borracha. Com uma animação cuidadosa, baseada na observação atenta dos movimentos das pessoas e animais, esses bonecos podem assumir a aparência de coisas vivas. Até os dias atuais muitas empresas cinematográficas dedicadas a animação vem utilizando esse técnica, que pelo visto não terá os dias contados por muito tempo ainda.
Dynamation:
Esse termo é muito usado para descrever a animação bastante realista utilizando bonecos muito bem feitos que interagem com a ação real a fim de dar a ilusão de uma criatura viva. Um exemplo clássico dessa técnica esta no primeiro filme do King Kong. Aos poucos vem sendo substituída pela animação em programas 3d.
Animação digital:
Hoje em dia surge para facilitar a vida dos animadores, a animação digital composta por programas cada vez melhores tanto em 2d quanto em 3d, capazes de fazer quase tudo que a imaginação criar. É claro que nenhuma dessas ferramentas tem seu valor se não tiver um ferramenteiro à altura. Para isso é preciso muito tempo de estudo. O martelo só funciona se a pessoa souber pregar, caso contrário pode machucar o dedo.
Os programas que se destacam nessa área são o BLENDER, 3D MAX, MAIA, CINEMA 4D, PENCIL,GIMP, etc. etc .etc. A cada dia surge uma novidade nessa área.
O mais interessante nisso tudo que foi dito, é que podemos combinar todos esse estilos e técnicas tidos como antigos, com o processo digital, recriando novas formas de animação.
Essa foi a ideia quando criei esse blog. Unir a velharia eficaz da animação com a tecnologia digital existente.
O que você tem a dizer sobre isso? Será que isso teria sentido num mundo tão tecnológico?
De a sua opinião.

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