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ANIMAÇÃO COM SHAPE NO BLENDER

Vamos mostrar como animar com a ferramenta Shape.
Primeiro delete o cubo inicial e adicione um plano. Em visão lateral (3) rotacione o cubo com -90graus e vá para visão frontal. Entre em edit mode, selecione os vértices da esquerda e extrude (E)Only Edges + X com o mesmo tamanho. Faça o mesmo do outro lado. Depois selecione os vértices de cima e repita a operação no eixo Z. Faça o mesmo para baixo. Seu plano deverá estar como na imagem abaixo.Descelecione tudo com A e mude para face. Selecione e delete a face central.Mude para edge. Selecione e delete os edges centrais.Mude para vértices. Selecione os dois vértices centrais da esquerda. Tecle S + 0. Selecione os dois vértices centrais da direita. Tecle S + 0. Selecione os dois vértices centrais de cima e ajuste um pouco para baixo. Veja na imagem abaixo como deve ficar.Pronto. Nossa boca está pronta para ser animada. Para isso vamos entrar em Shape que fica ao lado do botão de modificadores. Clique em Add Shape e você terá um shape Basis. Clique novamente em Add Shape e digite no lugar de Key 1 Fechado. Veja abaixo.Agora vamos fazer as modificações na boca para que ela fique fechada. Para isso selecione os dois vértices centrais de cima e feche. Depois selecione os dois vértices centrais de baixo e encontre com os de cima fechando a boca por completo. Volte para objet mode e clique nas setinhas para a esquerda e para a direita no shape key para que a boca fique fechada.Vamos agora adicionar um armature para controlar nossa boca. Pode ser também qualquer objeto. Veja abaixo.Mode o bone para pose mode. Vamos mudar o nome de nosso bone em Link and Materials para boca e em Armature Bones digite fechado para criar uma associação. Veja abaixo.Agora vamos dividir a 3d view em duas partes abrindo em uma delas o Ipo Curve editor. Selecione a boca e mude em Show IPO type para modo shape. Veja que agora você terá uma marca com o nome fechado.Clique em N para abrir as configurações de Transform Properties. Configure como está mostrado abaixo. Em OB: digite boca. Coloque o controlador para controlar em modo de pose. Em BO: digite fechado e acione o controlador para controlar no eixo X de localização. Clique I para criar a curva e em T>Linear para que ela fique reta como na imagem abaixo. Configure Xmin: e Ymin: como acima.Agora selecione o bone, coloque-o em pose mode e mova-o com o comando G. A boca deverá abrir e fechar de acordo com os movimentos do bone.

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