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ANIMANDO ATRAVÉS DA CURVA

Aqui vai um simples tutorial de como animar um objeto através de uma curva bezier.
Primeiramente vamos precisar de um objeto para andar pela curva. Vamos usar o próprio cubo inicial para isso. Agora adicione uma curva bezier e subdivida o cubo umas três vezes. Quanto maior for a subdivisão, melhor será o resultado final.Agora, estando em objet mode, selecione o objeto, no caso, o cubo, e depois a curva. Tecle Ctrl + P. Um menu irá surgir com algumas opções. O nome do menu é Make Parent.As opções são:
Normal Parent-----Aqui o objeto será filho da curva, porém sem sofrer modificações.
Follow Path-----Aqui o objeto será filho da curva e vai sofrer modificações.
Curve Deform-----Aqui o objeto será filho com deformação da malha. Eis aqui o porque das subdivisões.
Path Constraint-----Aqui o objeto será filho mas sofrerá as modificações através da curva Path.
Vamos então escolher a opção Follow Path. Coloque o cubo bem acima do início da curva e tecle Alt + A para ver a animação.
Se você escolhesse a opção Curve Deform, você teria uma animação como Follow Path, porém com a deformação da malha e um resultado obtido através da seta do eixo correspondente. Selecione o cubo e mova a seta do eixo Y. Veja abaixo.Veja que mechendo a seta neste eixo, a malha vai se deformando de acordo com a direção da curva.Outra forma de criar esse tipo de animação é da seguinte forma:
Selecione o objeto e nos modificadores escolha Curve. Na área Ob: digite o nome da curva que em nosso caso é Curve. Pronto. O objeto estará acompanhando a curva e você poderá escolher o eixo controlador.
Você pode ainda utilizar a curva Path(caminho) para realizar esse tipo de animação. Para isso exclua a curva bezier e adicione uma curva Path. Crie um caminho com essa curva sempre em edit mode. Volte para objet mode e selecione o objeto que vai percorrer a curva. Entre em (F7) e vá para o Menu Add Constraint escolhendo a opção Fallow Path. Digite o nome da curva em Ob: e depois Alt + A para ver a animação. Se você acionar o botão Curve Follow o seu objeto vai acompanhar a curva no eixo correspondente. Experimente.É isso aí. Espero que tenham entendido e até a próxima...

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