Aqui vai um simples tutorial de como animar um objeto através de uma curva bezier.
Primeiramente vamos precisar de um objeto para andar pela curva. Vamos usar o próprio cubo inicial para isso. Agora adicione uma curva bezier e subdivida o cubo umas três vezes. Quanto maior for a subdivisão, melhor será o resultado final.Agora, estando em objet mode, selecione o objeto, no caso, o cubo, e depois a curva. Tecle Ctrl + P. Um menu irá surgir com algumas opções. O nome do menu é Make Parent.As opções são:
Normal Parent-----Aqui o objeto será filho da curva, porém sem sofrer modificações.
Follow Path-----Aqui o objeto será filho da curva e vai sofrer modificações.
Curve Deform-----Aqui o objeto será filho com deformação da malha. Eis aqui o porque das subdivisões.
Path Constraint-----Aqui o objeto será filho mas sofrerá as modificações através da curva Path.
Vamos então escolher a opção Follow Path. Coloque o cubo bem acima do início da curva e tecle Alt + A para ver a animação.
Se você escolhesse a opção Curve Deform, você teria uma animação como Follow Path, porém com a deformação da malha e um resultado obtido através da seta do eixo correspondente. Selecione o cubo e mova a seta do eixo Y. Veja abaixo.Veja que mechendo a seta neste eixo, a malha vai se deformando de acordo com a direção da curva.Outra forma de criar esse tipo de animação é da seguinte forma:
Selecione o objeto e nos modificadores escolha Curve. Na área Ob: digite o nome da curva que em nosso caso é Curve. Pronto. O objeto estará acompanhando a curva e você poderá escolher o eixo controlador.
Você pode ainda utilizar a curva Path(caminho) para realizar esse tipo de animação. Para isso exclua a curva bezier e adicione uma curva Path. Crie um caminho com essa curva sempre em edit mode. Volte para objet mode e selecione o objeto que vai percorrer a curva. Entre em (F7) e vá para o Menu Add Constraint escolhendo a opção Fallow Path. Digite o nome da curva em Ob: e depois Alt + A para ver a animação. Se você acionar o botão Curve Follow o seu objeto vai acompanhar a curva no eixo correspondente. Experimente.É isso aí. Espero que tenham entendido e até a próxima...
Arquivo do blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário