Estudar nunca é demais!

Arquivo do blog

WALK CYCLE PARTE 1

Este tutorial foi criado pressupondo-se que você já tenha um personagem devidamente preparado para criar este efeito de ciclo. Caso você não tenha um personagem, sugiro que faça o Download da boneca que se encontra aqui.
E se, por ventura, você ainda não saiba como colocar os Armatures e bones, poderá aprender nesta parte da CACEMA Cursos que trata do assunto. Antes de mais nada observe que estamos usando o Blender 2.49b para criar os ciclos.
Chega de jogar conversa fora e vamos direto ao trabalho. Coloque o seu personagem em cima de um plano, esteja em visão lateral e sertifíque-se de estar no frame 1.
Os Walk Cicles podem ser divididos em pelo menos quatro etapas principais. São elas:
Contact Point 1 (Ponto de contato 1)
Passing Point 1 (Ponto de passagem 1)
Contact Point 2 (Ponto de contato 2)
Passing Point 2 (Ponto de passagem 2)
Vamos atribuir esses quatro pontos-chave como Keyframes e deixar que o Blender faça o trabalho de interpolação.
Obs.: Mova somente os ossos que comandam partes do corpo. Outros ossos devem ser apenas girados.
Vamos começar fazendo as pernas. Selecione um dos ossos que comandam as pernas e coloque em uma posição parecida com a imagem abaixo. Quando estiver na posição tecle a letra i para adicionar um Keyframe correspondente ao osso que você moveu. Adicione um key do tipo LotRotScale para cada um dos controladores das pernas. Veja que ao fazer isso uma parte do pé que se encontra para traz está afundada no piso. Rotacione a ponta do pé para que fique um pouco acima do chão. Não se esqueça de criar um key para cada osso movimentado. Agora selecione o osso controlador do corpo inteiro e mova para baixo até encostar os pés no solo. Se precisar, retoque os ossos de baixo até que fiquem perfeitos.
Se você quiser, poderá selecionar todos os ossos no final para criar um key só. Eu, pessoalmente, prefiro controlar por etapas.
Passe agora para o frame 10 e reorganize as pernas como na figura abaixo criando novos keyframes. Cetifique-se de que a ponta do pé que vem de traz está um pouco acima do solo. Não se esqueça de levantar o corpo até atingir um ponto de contato.
Passe para o frame 20 e reorganize as pernas como na figura abaixo. Como você pode perceber, essa posição é a mesma do frame 1 porém com as pernas invertidas. Isso quer dizer que você deverá fazer todo o procedimento anterior com as pernas em sentido inverso.
Passe agora para o frame 30 e reorganize as pernas como na figura abaixo. Essa posição também é exatamente igual a posição do frame 10, porém com as pernas invertidas.
Mova as setas do teclado para a esquerda e direita para ver o efeito.
Agora vamos substituir a janela de baixo do blender pelo Action editor. Veja que cada bone está devidamente localizado. Para completarmos o ciclo devemos descelecionar os action teclando em A. Depois tecle B e selecione somente os actions do frame 1. De um Shift + D para copiar e leve estes actions para o frame 40. Com isso temos um ciclo patins completo. Observe que o frame 40 é idêntico ao frame 1.

No próximo post estaremos mostrando que walk cycle não se resume somente às pernas e braços. Para dar personalidade ao personagem, quase todos os ossos são movimentados.

Até a próxima...

-----Parte 2-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça uma doação para a CACEMA Motion Picture

Top comentários