Se você quer ler o tutorial do início clique AQUI.
O quadril:
Volte ao frame 1 e gire a coluna para o lado do pé que está indo para a frente. Veja abaixo que o movimento deve ser sutil. Vá ao frame 20 e mova para o outro lado. Nessa etapa talvez possa ser necessário uns ajustes na coluna vertebral para criar mais realismo ao ciclo. Copie o movimento do osso do quadril do frame 1 para o frame 40.
Os ombros:
Quase todos os movimentos de ciclo são feitos em curva. Por isso devemos dar muita atenção aos mínimos movimentos. E um deles é o movimento dos ombros. Volte para o frame 1 e gire os ossos dos ombros no sentido do movimento do quadril. Isto é, acompanhando o braço que vai para traz. É importante notar que a rotação dos ombros sempre segue o pé que está indo para a frente da mesma forma que o quadril. Porém, nada impede que seja feito um movimento ao contrário. No frame 20 gire no sentido inverso. Copie do frame 1 para o 40. Veja como ficou o ciclo teclando ALT + A.
Neste tutorial eu não incluí outras coisas que poderiam ajudar a melhorar o ciclo. Há um monte de detalhes que poderiam ajudar na animação tais como: Animação do rosto. Animação dos dedos. Squash e Stretch do corpo e da cabeça. O jogo de corpo para o lado do pé de apoio. O movimento circular dos pés, etc.
Caminhando:
Para executar a caminhada propriamente dita, vamos precisar mexer com o osso responsável pelo corpo todo,e faremos repetições de tudo que fizemos até agora.
Eu criei uma técnica de aprendizado que funcionou para mim e talvês possa funcionar para vocês. Abra o NLA editor e partindo do frame 10 copie todos os actions para a frente nos frames 50, 60, 70 e 80. Copie para a frente quantas vezes quiser. Estando em visão lateral, crie um key para o frame 1 marque na tela do computador com uma caneta hidrocor, um ponto onde o pé da frente toca o solo. Certifique-se de que esta marcação vai sair fácil. Como não existe screen capture para a parte de fora do computador eu fiz uma outra marcação em um editor.Vá para o frame 10 e mova o o boneco para a frente utilizando este ponto como um mapa para a animação. Repita o procedimento em toda a animação e você verá que isso realmente funciona. É claro que esta marcação é apenas para aprendizado pois com o tempo você vai conseguir saber para onde levar o boneco de memória.
Espero ter ajudado com esse simples tutorial e até a próxima.
Arquivo do blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário